Qual o momento certo para visitar o odontopediatra?

Antes dos primeiros dentinhos nascerem o odontopediatra já pode ser procurado.

Por volta do 5º ao 8º mês acontece o nascimento dos primeiros dentes decíduos também conhecidos como os dentes de leite.  Por volta de 3 anos de idade, geralmente, a primeira dentição se torna completa. No total serão 10 dentes inferiores e 10 dentes superiores.

Nesta fase, muitas vezes difícil para as mães, devido algumas manifestações locais, a primeira consulta ao odontopediatra se torna mais informativa ajudando os familiares como amenizar esses sintomas e também iniciar os cuidados de prevenção contra a doença cárie.

Com o nascimento dos primeiros dentinhos pode-se notar os seguintes fenômenos:

– Inflamação gengival;
– Abaulamento do tecido gengival;
– Erupções cutâneas ao redor da boquinha devido à excessiva salivação e a pele delicada do bebê;
– Irritabilidade (humor, sono, ansiedade, carência);
– Siolorréia – maturação das glândulas salivares, que faz com que a criança fique constantemente com a mão na boca;
– Diarreia, devido a siolorréia, por alguma contaminação levada pelas mãos;
– Febre (muito controverso, pois pode estar associado a outros eventos, como uma infecção de garganta);
– Perda de apetite.

Sendo assim, é importante procurar aconselhamento odontológico especializado. Os odontopediatras podem ser procurados antes do nascimento do bebê, pois além do pré-natal é aconselhável que as futuras mamães aprendam como cuidar de sua própria saúde oral.

Dra. Fernanda atendendo bebê

O vínculo com o profissional estabelecido ainda bebê.