Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e da crianças

Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?

Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê.

Porque a escolha de um odontopediatra e não o dentista da família?

O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes.

Qual a finalidade desta visita ao odontopediatra tão cedo?

É educar e promover a saúde oral da criança. Com o acompanhamento odontológico desde o primeiro ano de vida, o profissional poderá iniciar o acompanhamento da erupção dos dentes e do crescimento e desenvolvimento das arcadas. Assim, poderá prevenir:

• erosão dental: desgaste acentuado do dente;
  • cárie dental: doença no dente;
  • doença periodontal: na fase incial (gengivite) com a doença na gengiva, e na fase mais severa (periodontite) com doença nos outros tecidos que suportam os dentes;
  • oclusopatias: alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;
  • traumatismos orais: quedas e batidas na boca.

Com as visitas regulares cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança, tão importante para o sucesso das ações odontológicas preventivas.

O aleitamento materno é importante para a saúde oral?

Sim. O leite materno é o alimento completo que contém todas as substâncias necessárias ao desenvolvimento do bebê, porque favorece o crescimento, protege

contra a maioria das infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, amamentar estimula o correto crescimento e desenvolvimento orofacial, contribuindo para a evolução natural da sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala.

Devo começar a limpar a boca antes de aparecerem os dentes de leite?

No bebê com exclusivo aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a cavidade oral.

Quando deve aparecer o primeiro dente de leite na boca?

O surgimento dos dentes de leite normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar a erupção de forma fisiológica.

Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. São os chamados dentes natais e neonatais, respectivamente. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para a avaliação da manutenção ou remoção do dente. Os vinte dentes de leite devem estar presentes na boca até por volta dos 2 anos de idade.

Quando devo começar a higiene oral do bebê?

A higiene oral deve começar com o aparecimento do primeiro dente de leite.