O nome dos dentes na dentição decídua

Inicialmente, todos nós temos 20 dentes decíduos ou dentes de leite, como é chamada nossa primeira dentição. Somente depois da primeira infância, passamos a ter 32 dentes permanentes. Na odontologia cada dente tem um nome e também um número!

Na dentição decídua temos: incisivos, caninos e molares.

Dentição Decídua

Vamos conhece-los melhor?

Bebê sorrindoOs incisivos: são conhecidos como incisivos centrais superiores (51 e 61) e os incisivos centrais inferiores (71 e 81). Há também os incisivos laterais que são os dentes 52, 62 na arcada superior e os dentes 72 e 82 na arcada inferior. Além de terem importância na estética e fala, a principal função deles é cortar o alimento durante a mastigação. São os primeiros a nascer por volta dos 6 meses de idade até 1 ano e 4 meses.

Os caninos: temos quatro dentes nesse grupo (referente aos números 53, 63, 73, 83), sendo dois em cima e dois embaixo. Eles têm uma ponta, assim como uma lança. Sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes.  Estes, entre 1 ano e 7 meses e 1 ano e 8 meses já estão presentes na boca da criança.

Os molares: (54, 55, 64, 65, 74, 75, 84 e 85). São responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Ao todo, são oito dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.

Kid diversãoOs primeiros molares (54,64,74 e 84) nascem ANTES dos caninos, por volta de 1 ano de idade até 1 ano e 4 meses. Os segundos molares (55,65,75 e 85) nascem DEPOIS dos caninos por volta dos 2 anos até 3 anos de idade. Assim finaliza-se a primeira dentição, a dentição decídua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.