Fatores que desenvolvem a doença cárie

A doença cárie se desenvolve a partir de três fatores. São eles: os hábitos alimentares ricos em açúcares e carboidratos, a higiene bucal mal executada e a ausência do flúor no meio bucal. Estes, serão analisados individualmente durante a consulta.

escovaçãoA escovação deve ser realizada de forma cuidadosa removendo as placas bacterianas de todas as faces dos dentes, inclusive próximo à gengiva.

O uso de fio dental deve ser inserido na rotina desde o início, mesmo tendo os espaços entre os dentes na primeira dentição. Assim, o hábito vai sendo estabelecido e a prevenção de cáries entre um dente e o outro garantida.

O creme dental deve conter 1.100 PPM de Flúor na sua concentração e deve ser utilizado desde o surgimento do primeiro dentinho duas vezes ao dia. A quantidade de creme dental deve ser o equivalente a um grão de arroz cru. Sendo assim se a criança engole não haverá riscos de intoxicação ou alteração nos dentes permanentes que estão sendo formados dentro do osso. No caso dos bebês, onde os dentinhos estão em fase de nascimento ainda, esta quantidade pode ser reduzida de acordo com o número de dentes presentes.

dietaA dieta deve ser balanceada. Alimentos fibrosos são muito importantes por exigirem maiores níveis de mastigação, estimulando assim a produção de saliva, aumentando a hidratação bucal e auxiliando na limpeza dos dentes. Com relação aos doces, guloseimas, associá-los como sobremesa é interessante e não precisa ser todos os dias, controlando sempre a frequência.

Por isto visite sempre o odontopediatra para que juntos possam contribuir com um sorriso saudável para os pequenos desta geração. Lembrando sempre que não é apenas o fato de fazer a limpeza dos dentes no consultório odontológico, aplicar o flúor, selante (até mesmo tratamentos mais invasivos, como uma restauração em um dente cariado) que fará com que a criança não tenha a doença cárie, mas sim o equilíbrio de todos os fatores que citamos acima.

Assim, reconhecemos que a prevenção da cárie deve ser diária!